Sua empresa tem fama de careira?

Pois é, esse é um dos grandes pesadelos de muitos empresários aqui no Brasil – oito em cada dez! Para muitos, ter essa fama é sinônimo de perda de clientes e vendas para a concorrência.

Mas, como é possível se defender disso?

Uma das respostas é…

FAÇA PESQUISA DE PREÇOS na concorrência.

Também conhecido com shopping de preços, essa ferramenta é muito utilizada por grandes varejistas para entender os preços dos concorrentes e gravar na cabeça do consumidor a percepção que ele tem sobre os preços praticados por sua empresa. 
É tipo uma mágica!Fama de careira

Mesmo que os preços sejam em média mais caros que a concorrência, a percepção do preço para o consumidor é exatamente o contrário.

Assim, fogem da fama de careira!

Para que isso aconteça como magia, é preciso conhecer muito bem o público alvo, saber suas necessidades e principalmente como atendê-las no quesito preço.

Como evitar a fama de careira?

Também é necessário conhecer a concorrência. Mas, tome cuidado aqui, nem todos são seus concorrentes diretos.

Você precisará ter clareza total sobre isso.
Limite os concorrentes por proximidade, por perfil de público e também por posicionamento de marca.

Se o seu foco for o público da zona sul da cidade, não compare os preços com os concorrentes da zona norte.

Outra dica importante, não pesquise todos os produtos. Faça isso apenas para os que mais representam sua empresa.
Exemplo, se sua empresa quer ser reconhecida como a maior vendedora de TVS da região, você precisa se destacar nesse segmento e ter os melhores preços que a concorrência.
Escolha um número limitado de produtos para acompanhar os preços e ficar competitivo.

É claro, você precisa lembrar que a pesquisa de preços não deve balizar toda a sua estratégia de precificação.
Seus preços precisam garantir que seu negócio esteja sustentável! Você precisa garantir que suas margens de contribuição sejam suficientes para cobrir todos os custos de seu negócio.

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Sobre o Autor

Alexandre Gasparini
Alexandre Gasparini

Consultor especialista em Varejo, formado em Administração de Empresas e Pós Graduado pelo IBMEC em Gestão de Negócios, possui experiência profissional de quase 20 anos no mercado varejista em empresas de alta performance no segmento. Grande expertise em gestão de negócios (Pricing, controladoria, gestão, supply chain, produtos) e sólidos conhecimentos na estruturação de equipes, processos e controles gerenciais.

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