Não existe outra forma para gerir empresas de alto desempenho se não através de indicadores de gestão bem definidos. Partindo desse pressuposto, isso deve ser aplicado a todos os setores de uma organização, e nesse caso em particular vamos abordar os 4 KPI’S indispensáveis para o setor de compras.

Você já escutou a seguinte frase.

“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia.”

Pois é, William Edwards Deming tinha razão.

Com o passar do tempo percebemos a importância da gestão de resultados através dos KPIS (Indicadores chave de desempenho).

Enfim, o mundo globalizado apresentou desafios para todos nós e não foi diferente para as organizações, pois, elas tiveram de se adaptar rápido para sobreviver.

Para crescer com consistência o aprendizado de indicadores de gestão é fundamental.

Como o setor de compras é extremamente estratégico ele deve ser regido por KPIS alinhados às necessidades das organizações, pois, no fundo o que toda empresa quer é aumentar a lucratividade.

O lucro começa na compra bem feita, segundo o livro do Gilson Grazziotin (A Arte Do Varejo. O Pulo Do Gato Esta Na Compra), que foi um dos grandes nomes do varejo brasileiro.

Você que é gestor da área de compras ou pretende ser um comprador estratégico, precisa acompanhar bem de perto os 4 KPI’S indispensáveis para o setor de compras..

São eles:

Saving – O Primeiro dos 4 kpi`s indispensáveis para compras

4 kpi`s indispensáveis para compras

É um indicador muito relevante para um departamento de alta performance. Ele mede o valor que uma empresa conseguiu economizar em relação aos valores orçados.

Ele é conhecido por Cost Saving, em outras palavras, o custo salvado em uma tradução literal.

Por ser relevante,  deve ser foco em todas as negociações. Afinal de contas, um comprador estratégico deve garantir todas as possibilidades para aumentar o resultado da empresa.

Veja um dos exemplos de Saving (custo salvado).

Normalmente um comprador negocia uma matéria prima X por um valor inicial de R$10,00 por quilo, contudo, depois de negociações o fornecedor cedeu.  Agora o mesmo produto sai por R$8,00 o quilo.

Parece um valor muito pequeno, porém, imagine esse valor em uma empresa que compre mais de 1 tonelada mês.

Pense esse valor por ano. Em outras palavras, é uma economia muito importante e deve ser um objetivo a ser atingido.

Lead Time – O Segundo KPI indispensável  

4 kpi`s indispensáveis para compras

É uma medida de tempo. A grosso modo é o período que se passa entre uma solicitação até a entrega final. 

Quando menor o lead time melhor será o seu desempenho, porém, isso não deve ser seguido a ferro e fogo, tendo em vista que nem toda empresa possui a mesma necessidade..

Algo solicitado hoje pode ser entregue amanhã ou quando for necessário no processo produtivo. Ou seja, precisa ser otimizado de acordo com as necessidades do comprador.

Prazo médio de pagamento – O terceiro Indicador da lista dos indispensáveis

Indicadores de compras

Em conjunto com o Saving faz uma dupla poderosa, pois, tem o poder de afetar o fluxo de caixa e o capital de giro da empresa simultaneamente.

É uma medida de tempo de pagamento das duplicatas. Para ser efetivo precisa ser alongado, pois, o objetivo é apoiar na melhoria do fluxo de caixa e capital de giro.

No mundo ideal as empresas querem receber as matérias primas, produzir, vender ao consumidor e receber o pagamento e finalmente pagar o fornecedor. Contudo, isso não acontece na vida real.

Posteriormente ensinarei como calcular o prazo médio de pagamento (PMP) em outro post. Fique ligado!

Cumprimento de contrato –  o indicador que apoia os 4 kpi`s indispensáveis para compras

KPIs de compras

Você precisa acompanhar esse indicador de perto, afinal de contas, ele garante o cumprimento dos demais.

Lead time e prazo médio de pagamentos são dois indicadores que devem ser estabelecidos em contratos de fornecimento e precisam ser monitorados com bastante regularidade, tendo em vista o grau de importância.

Para ser efetivo esse KPI precisa ser mais próximo de 100%, pois, somente assim o resultado esperado é atingido.

Acompanhar esses 4 KPIS indispensáveis para um setor de compras de alto desempenho vai garantir que os esforços empenhados para aumentar a lucratividade funcionem corretamente.

Portanto, siga esses indicadores com muita atenção. Logo, você precisa qualificar o time de compras,  tendo em vista que eles são os responsáveis diretos pelos kpis no dia a dia.

Bons negócios e até o próximo post!

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Sobre o Autor

Alexandre Gasparini
Alexandre Gasparini

Consultor especialista em Varejo, formado em Administração de Empresas e Pós Graduado pelo IBMEC em Gestão de Negócios, possui experiência profissional de quase 20 anos no mercado varejista em empresas de alta performance no segmento. Grande expertise em gestão de negócios (Pricing, controladoria, gestão, supply chain, produtos) e sólidos conhecimentos na estruturação de equipes, processos e controles gerenciais.

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