
O papel do comprador estratégico é fundamental para uma empresa inserida em um mercado altamente competitivo. Saber mensurar o desempenho desse profissional através dos indicadores corretos é fundamental. Apresentamos aqui os 7 KPIS do comprador estratégico excepcional.
Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”
(Lewis Carol)
É uma grande verdade que estabelecer indicadores de gestão é fundamental para o atingimento dos resultados, porém, os KPIS precisam ser ajustados para cada tipo de atividade e função.
As metas dão a direção esperada e são os guias para o atingimento dos resultados e precisam ser acompanhadas com regularidade.
É claro que uma meta precisa ter características especiais – elas precisam ser SMART para poderem surtir o resultado necessário para manter negócios saudáveis do ponto de vista da lucratividade.
Daí, surge a necessidade de estabelecer metas específicas para o time de compras e mais precisamente para o comprador estratégico.
É através dessa diretiva que grandes resultados podem ser alcançados, tanto do ponto de vista individual e também do time de compras.
Mapeamos aqui, os 7 KPIS de Um Comprador Estratégico Excepcional e eles devem fazer parte do radar de cada profissional no dia a dia e serem gerenciados no detalhe e com bastante atenção. Contudo, cabe ressaltar que são apenas indicadores e o que de fato fará a diferença no resultado da empresa é a capacidade de entrar em AÇÃO em busca da superação de suas metas.
Então vamos aos indicadores:
Volume de compras (produtividade):

Uma das formas para avaliação de um comprador é entender o número de transações e requisições realizadas em um determinado período de tempo.
Para este indicador a métrica é: quanto maior o número de atividades em um determinado espaço de tempo, melhor o resultado. Porém, cabe mencionar que a qualidade dos pedidos também deve ser medida.
Saving

Esse indicador mede a diferença entre o que foi orçado para o que foi realizado. O objetivo aqui é saber quanto foi economizado e quais custos foram evitados. Esse indicador mede a eficácia do comprador estratégico em suas negociações. Quanto mais economizar, melhor e maior será o lucro nas operações.
Nível das Entregas

Nesse KPI é medido a qualidade e efetividade dos desempenho da logística dos fornecedores. Aqui será avaliado os prazos de entrega, a qualidade no recebimento e se está de acordo com os parâmetros definidos pela empresa.
Prazo médio de pagamento

É um indicador que também mede a qualidade das negociações. Ele serve para indicar o prazo médio para a realização dos pagamentos aos fornecedores.
Ele é fundamental para a área financeira, tendo em vista que serve para avaliação do fluxo de caixa de uma empresa.
Lead Time (Prazo de entrega)

Mede o tempo de duração entre a solicitação de uma requisição até o atendimento efetivo da demanda do material.
É um indicador que mede a eficiência operacional do departamento de compras, uma vez que, inclui o tempo de pesquisa, seleção de fornecedores e demais avaliações inerentes ao processo de compras.
Percentual de devoluções

É extremamente importante acompanhar a qualidade dos produtos/materiais adquiridos. Um volume muito alto certamente prejudica diversos setores das empresas. Em empresas varejistas também é medido o retorno para garantia.
Percentual de compras SPOT

A grosso modo esse indicador mede a quantidade de requisições de compras que fugiram do planejamento e tiveram de ser realizadas para “apagar” incêndios. Aqui vale o quanto menor, melhor!
Esses foram os 7 KPIS de Um Comprador Estratégico Acima da Média, e também é importante mencionar que existem outros indicadores igualmente importantes, porém, o que vai fazer a real diferença nos resultados de um comprador é a sua ATITUDE frente às diversas situações enfrentadas no dia a dia, principalmente quando forem realizar transações com os negociadores profissionais.
Preparação e acompanhamento rigoroso das métricas são as palavras de ordem por aqui.
Ótimos negócios!
PS: Textos inspirados em:
Sobre o Autor
0 Comentários