7 KPIS do comprador estratégico

O papel do comprador estratégico é fundamental para uma empresa inserida em um mercado altamente competitivo. Saber mensurar o desempenho desse profissional através dos indicadores corretos é fundamental. Apresentamos aqui os 7 KPIS do comprador estratégico excepcional.

Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”

(Lewis Carol)

É uma grande verdade que estabelecer indicadores de gestão é fundamental para o atingimento dos resultados, porém, os KPIS precisam ser ajustados para cada tipo de atividade e função.

As metas dão a direção esperada e são os guias para o atingimento dos resultados e precisam ser acompanhadas com regularidade.  

É claro que uma meta precisa ter características especiais – elas precisam ser SMART para poderem surtir o resultado necessário para manter negócios saudáveis do ponto de vista da lucratividade.

Daí, surge a necessidade de estabelecer metas específicas para o time de compras e mais precisamente para o comprador estratégico.

É através dessa diretiva que grandes resultados podem ser alcançados, tanto do ponto de vista individual e também do time de compras.

Mapeamos aqui, os 7 KPIS de Um Comprador Estratégico Excepcional e eles devem fazer parte do radar de cada profissional no dia a dia e serem gerenciados no detalhe e com bastante atenção. Contudo, cabe ressaltar que são apenas indicadores e o que de fato fará a diferença no resultado da empresa é a capacidade de entrar em AÇÃO em busca da superação de suas metas.

Então vamos aos indicadores:

Volume de compras (produtividade):

7 KPIS do comprador estratégico

Uma das formas para avaliação de um comprador é entender o número de transações e requisições realizadas em um determinado período de tempo.

Para este indicador a métrica é: quanto maior o número de atividades em um determinado espaço de tempo, melhor o resultado. Porém, cabe mencionar que a qualidade dos pedidos também deve ser medida.

Saving

7 KPIS do comprador estratégico

Esse indicador mede a diferença entre o que foi orçado para o que foi realizado. O objetivo aqui é saber quanto foi economizado e quais custos foram evitados. Esse indicador mede a eficácia do comprador estratégico em suas negociações. Quanto mais economizar, melhor e maior será o lucro nas operações.

Nível das Entregas

7 KPIS do comprador estratégico

Nesse KPI é medido a qualidade e efetividade dos desempenho da logística dos fornecedores. Aqui será avaliado os prazos de entrega, a qualidade no recebimento e se está de acordo com os parâmetros definidos pela empresa.

Prazo médio de pagamento

7 KPIS do comprador estratégico

É um indicador que também mede a qualidade das negociações. Ele serve para indicar o prazo médio para a realização dos pagamentos aos fornecedores.

Ele é fundamental para a área financeira, tendo em vista que serve para avaliação do fluxo de caixa de uma empresa.

Lead Time (Prazo de entrega)

Mede o tempo de duração entre a solicitação de uma requisição até o atendimento efetivo da demanda do material.

É um indicador que mede a eficiência operacional do departamento de compras, uma vez que, inclui o tempo de pesquisa, seleção de fornecedores e demais avaliações inerentes ao processo de compras.

Percentual de devoluções

7 KPIS do comprador estratégico

É extremamente importante acompanhar a qualidade dos produtos/materiais adquiridos. Um volume muito alto certamente prejudica diversos setores das empresas. Em empresas varejistas também é medido o retorno para garantia.

Percentual de compras SPOT

A grosso modo esse indicador mede a quantidade de requisições de compras que fugiram do planejamento e tiveram de ser realizadas para “apagar” incêndios. Aqui vale o quanto menor, melhor!

Esses foram os 7 KPIS de Um Comprador Estratégico Acima da Média, e também é importante mencionar que existem outros indicadores igualmente importantes, porém, o que vai fazer a real diferença nos resultados de um comprador é a sua ATITUDE frente às diversas situações enfrentadas no dia a dia, principalmente quando forem realizar transações com os negociadores profissionais.

Preparação e acompanhamento rigoroso das métricas são as palavras de ordem por aqui.

Ótimos negócios!

PS: Textos inspirados em:

Born2Invest

The Balance Carreers

Administradores

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Sobre o Autor

Alexandre Gasparini
Alexandre Gasparini

Consultor especialista em Varejo, formado em Administração de Empresas e Pós Graduado pelo IBMEC em Gestão de Negócios, possui experiência profissional de quase 20 anos no mercado varejista em empresas de alta performance no segmento. Grande expertise em gestão de negócios (Pricing, controladoria, gestão, supply chain, produtos) e sólidos conhecimentos na estruturação de equipes, processos e controles gerenciais.

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