E quem poderia imaginar que passaríamos por uma crise dessa magnitude em pleno 2020? Eu tenho certeza que ninguém poderia prever. E por conta disso, aqui vamos tratar as possíveis ações dos negócios que sobrevivem em meio à pandemia de corona vírus.
Pois é, a COVID 19 pegou a todos de jeito! Uma grande tragédia global que custará a vida de inúmeras pessoas e afetará outras tantas! É sempre bom reforçar, fique em casa se você puder!!
Do ponto de vista dos negócios a crise não tem data marcada para acabar e também não deverá existir um dia que alguém aperte um botão e diga… “já acabou”.
Infelizmente os tempos são outros e cabe a nós nos acostumarmos com o novo normal. É, o “novo normal” que está sendo construído aos poucos e dia a dia.
Contudo, para que pequenas e médias empresas possam chegar ao “novo patamar de normalidade”, será necessária uma série de ações para poderem se manterem saudáveis pelo maior tempo possível até que a situação dos mercados fique um pouco mais estável.
Para que sua empresa consiga resultados mais efetivos nesse cenário, separamos algumas medidas fundamentais para a sobrevivência de negócios (PME) em tempos de pandemia.
Aqui vamos compartilhar ações importantes para que você – empresário, empreendedor ou que ainda pretenda abrir um negócio nesses tempos duros, tenha maiores e melhores oportunidades para superar essa crise.
Vamos lá…
1 – Corte custos rapidamente
Equilibrar as finanças será fundamental para a sobrevivência de sua empresa. Nesse momento você precisa ser rápido para cortar aquelas despesas desnecessárias. Tudo que não tiver relação com o DNA do seu negócio pode ser cortado.
Contudo, os custos que fazem o negócio girar, devem ser mantidos em patamares que favoreçam a sua empresa. Pense no que pode ser eliminado e também reduzido no custo fixo de operação – aluguel, condomínio, telefonia, água, contador, manutenção do site, etc.
Algumas dessas despesas podem ser cortadas e outras reduzidas. Faça uma listagem e crie um plano de ação com datas bem definidas. Você pode por exemplo, negociar o aluguel de sua empresa, negociar a redução dos contratos com o contador, etc.
Lembre-se! Essa etapa é fundamental para que você possa equilibrar as finanças e manter vivo seu negócio. É uma das principais características de negócios que sobrevivem em ambientes difíceis.
2 – Precifique corretamente – a arma secreta dos negócios que sobrevivem
Ter preços ajustados é fundamental em qualquer momento, principalmente nos de crise. Aqui o objetivo é garantir o lucro de sua atividade.
Quando falamos em garantir a lucratividade, o preço tem grande participação nessa equação, afinal de contas, o preço é o único componente dos 4Ps do marketing que é capaz de trazer receita para sua empresa.
Se atingir a lucratividade estiver muito difícil, busque o Ponto Equilíbrio de seu negócio. Procure definir o mínimo que você precisa faturar para não ter lucro nem prejuízo.
Se você estiver em dúvida sobre como precificar produtos e serviços, criamos um treinamento online para que você saiba exatamente o quanto cobrar para ter lucratividade em seu negócio. O link para o curso é esse aqui >> PREÇO SEM MISTÉRIO.
A precificação é certamente é um dos pilares fundamentais dos negócios que sobrevivem a cenários catastróficos como o da pandemia de COVID-19.
3 – Reforce as parcerias de negócios e colabore
O mercado está difícil para todos! Contudo, juntos somos muito mais fortes!
Para conseguirmos sobreviver, precisaremos trabalhar unidos! Aqui as palavras de ordem são: colaborar e negociar.
Com a paralisação/diminuição das atividades a receita também caiu. Dessa forma, todos nós estamos com dificuldades para manter os negócios funcionando.
Falta capital de giro, dinheiro para pagar as despesas do dia a dia e por aí vai.
O recurso que temos é negociar. Aqui vale para tudo, podemos barganhar os prazos com nossos fornecedores – mais 10 dias, 20 dias… isso faz muita diferença no fluxo de caixa para que você possa se organizar um pouco mais.
É claro, procure ter a mesma postura que seus fornecedores e respeite os que não puderem ajudar nesse momento, pois, estamos todos no mesmo barco!
4 – Tenha presença digital
Nunca foi tão importante ter presença digital! Milhares de empresas tiveram de mudar radicalmente seus modelos de operação, algumas fecharam todas as lojas e migraram para o online com força total.
Se você é do time que nunca deu atenção para esse aspecto do negócio, sugiro que o faça o mais rapidamente possível.
Atualmente é muito simples estar no online – instagram, facebook, youtube, twitter, whatsapp, telegram e site. Para todos esses você não precisa saber programar e para muitos, nem gastar dinheiro.
Milhares de pequenas e médias empresas conseguiram se manter graças ao uso de ferramentas de mensagem instantânea – o processo é bem simples, “olha no facebook ou instagram e depois pede pelo whatsapp.” De quebra ainda faz o pagamento via Picpay.
Tudo simples, rápido e efetivo.
5 – Invista em Delivery
Sim, você precisa se preparar e investir em algum tipo de delivery. Como não sabemos quanto tempo a pandemia vai durar, é muito provável que as pessoas não se sintam muito à vontade para sair de casa com segurança.
Portanto, estabeleça um relacionamento com uma determinada equipe de entrega, alguém que realmente possa representar a sua marca frente aos seus clientes.
Particularmente, achamos que esse é um caminho sem volta! Cada vez mais os serviços de delivery terão maior participação em nosso dia a dia.
6 – Encontre novos caminhos para gerar receita
Em tempos de crise o comportamento natural do consumidor é restringir o consumo. Com menos dinheiro circulando, a saída para as pequenas e médias empresas é encontrar novas formas de obtenção de entrada de recursos.
Sabe aquela história de se reinventar? Pois é, ela mesmo.
Falando de forma prática, se reinventar é uma maneira de manter seu negócio ativo.
Você pode por exemplo:
Entender melhor o perfil de seu cliente, o que ele precisa nesse momento de pandemia, como ele precisa e dessa forma atender sua necessidade.
Você pode encontrar novas linhas de produtos para comercializar, incentivar a venda casada de produtos como forma de aumentar o valor do ticket médio e por aí vai.
O importante aqui é diminuir a perda de receita que vai acontecer inventando novas formas de obter recursos.
7 – Seja mais positivo
Talvez esse seja o maior desafio a ser superado pelos empreendedores de pequenas e médias empresas.
Empreender no Brasil já é um desafio enorme em situações de normalidade. Agora quando o momento é de crise, é uma loucura.
A cada dia uma onda enorme de notícias ruins, desemprego em alta, dólar em alta e pressão sanguínea em alta, estresse e tudo mais.
É bem difícil encontrar o equilíbrio nesse momento, porém, é fundamental manter a esperança em um futuro melhor.
É preciso muita força interior, pensamentos bons e tentar relaxar ao longo do dia.
Se não conseguir se manter equilibrado e os problemas parecerem te derrubar a todo momento, reflita sobre a necessidade de buscar auxilio especializado. Isso lhe fará muito bem!
Enfim, essas são algumas dicas que utilizamos em nosso dia a dia e que consideramos compartilhar com você.
É claro que cada um de nós precisa encontrar o melhor caminho, a melhor forma e ir se ajustando até a fase crítica da pandemia e isolamento social diminuírem.
Contudo, cabe ressaltar que esse momento será um divisor de água em nossa história mundial e impactará profundamente em nosso modelo de empreender, apenas os mais preparados estarão na lista dos negócios que sobrevivem quando tudo passar.
Esteja atento aos sinais e mova-se na direção certa.
Um forte abraço e muita saúde pra você e todos os seus.
Alexandre Gasparini (@alexandregasparinim)
Ps. Para ver depois: 10 sites de meditação guiada.
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