E quem poderia imaginar que passaríamos por uma crise dessa magnitude em pleno 2020? Eu tenho certeza que ninguém poderia prever. E por conta disso, aqui vamos tratar as possíveis ações dos negócios que sobrevivem em meio à pandemia de corona vírus.  

Pois é, a COVID 19 pegou a todos de jeito! Uma grande tragédia global que custará a vida de inúmeras pessoas e afetará outras tantas! É sempre bom reforçar, fique em casa se você puder!!

Do ponto de vista dos negócios a crise não tem data marcada para acabar e também não deverá existir um dia que alguém aperte um botão e diga… “já acabou”.

Infelizmente os tempos são outros e cabe a nós nos acostumarmos com o novo normal. É, o “novo normal” que está sendo construído aos poucos e dia a dia.

Contudo, para que pequenas e médias empresas possam chegar ao “novo patamar de normalidade”, será necessária uma série de ações para poderem se manterem saudáveis pelo maior tempo possível até que a situação dos mercados fique um pouco mais estável.

Para que sua empresa consiga resultados mais efetivos nesse cenário, separamos algumas medidas fundamentais para a sobrevivência de negócios (PME) em tempos de pandemia.

Aqui vamos compartilhar ações importantes para que você – empresário, empreendedor ou que ainda pretenda abrir um negócio nesses tempos duros, tenha maiores e melhores oportunidades para superar essa crise.

Vamos lá…

1 – Corte custos rapidamente

Equilibrar as finanças será fundamental para a sobrevivência de sua empresa. Nesse momento você precisa ser rápido para cortar aquelas despesas desnecessárias. Tudo que não tiver relação com o DNA do seu negócio pode ser cortado.

Contudo, os custos que fazem o negócio girar, devem ser mantidos em patamares que favoreçam a sua empresa. Pense no que pode ser eliminado e também reduzido no custo fixo de operação – aluguel, condomínio, telefonia, água, contador, manutenção do site, etc.

Algumas dessas despesas podem ser cortadas e outras reduzidas. Faça uma listagem e crie um plano de ação com datas bem definidas. Você pode por exemplo, negociar o aluguel de sua empresa, negociar a redução dos contratos com o contador, etc.

Lembre-se! Essa etapa é fundamental para que você possa equilibrar as finanças e manter vivo seu negócio. É uma das principais características de negócios que sobrevivem em ambientes difíceis.

2 – Precifique corretamente – a arma secreta dos negócios que sobrevivem

Negócios que sobrevivemTer preços ajustados é fundamental em qualquer momento, principalmente nos de crise. Aqui o objetivo é garantir o lucro de sua atividade.

Quando falamos em garantir a lucratividade, o preço tem grande participação nessa equação, afinal de contas, o preço é o único componente dos 4Ps do marketing que é capaz de trazer receita para sua empresa.

Se atingir a lucratividade estiver muito difícil, busque o Ponto Equilíbrio de seu negócio. Procure definir o mínimo que você precisa faturar para não ter lucro nem prejuízo.

Se você estiver em dúvida sobre como precificar produtos e serviços, criamos um treinamento online para que você saiba exatamente o quanto cobrar para ter lucratividade em seu negócio. O link para o curso é esse aqui >> PREÇO SEM MISTÉRIO.

A precificação é certamente é um dos pilares fundamentais dos negócios que sobrevivem a cenários catastróficos como o da pandemia de COVID-19.

3 – Reforce as parcerias de negócios e colabore

O mercado está difícil para todos! Contudo, juntos somos muito mais fortes!

Para conseguirmos sobreviver, precisaremos trabalhar unidos! Aqui as palavras de ordem são: colaborar e negociar.

Com a paralisação/diminuição das atividades a receita também caiu. Dessa forma, todos nós estamos com dificuldades para manter os negócios funcionando.

Negócios que sobrevivem na pandemiaFalta capital de giro, dinheiro para pagar as despesas do dia a dia e por aí vai.

O recurso que temos é negociar. Aqui vale para tudo, podemos barganhar os prazos com nossos fornecedores – mais 10 dias, 20 dias… isso faz muita diferença no fluxo de caixa para que você possa se organizar um pouco mais.

É claro, procure ter a mesma postura que seus fornecedores e respeite os que não puderem ajudar nesse momento, pois, estamos todos no mesmo barco!

4 – Tenha presença digital

Nunca foi tão importante ter presença digital! Milhares de empresas tiveram de mudar radicalmente seus modelos de operação, algumas fecharam todas as lojas e migraram para o online com força total.

Se você é do time que nunca deu atenção para esse aspecto do negócio, sugiro que o faça o mais rapidamente possível.

Atualmente é muito simples estar no online – instagram, facebook, youtube, twitter, whatsapp, telegram e site. Para todos esses você não precisa saber programar e para muitos, nem gastar dinheiro.

Milhares de pequenas e médias empresas conseguiram se manter graças ao uso de ferramentas de mensagem instantânea – o processo é bem simples, “olha no facebook ou instagram e depois pede pelo whatsapp.” De quebra ainda faz o pagamento via Picpay.

Tudo simples, rápido e efetivo.

5 – Invista em Delivery

Sim, você precisa se preparar e investir em algum tipo de delivery. Como não sabemos quanto tempo a pandemia vai durar, é muito provável que as pessoas não se sintam muito à vontade para sair de casa com segurança.

Portanto, estabeleça um relacionamento com uma determinada equipe de entrega, alguém que realmente possa representar a sua marca frente aos seus clientes.

Particularmente, achamos que esse é um caminho sem volta! Cada vez mais os serviços de delivery terão maior participação em nosso dia a dia.

6 – Encontre novos caminhos para gerar receita

Em tempos de crise o comportamento natural do consumidor é restringir o consumo. Com menos dinheiro circulando, a saída para as pequenas e médias empresas é encontrar novas formas de obtenção de entrada de recursos.

Sabe aquela história de se reinventar? Pois é, ela mesmo.Negócios que sobrevivem à covid

Falando de forma prática, se reinventar é uma maneira de manter seu negócio ativo.

Você pode por exemplo:
Entender melhor o perfil de seu cliente, o que ele precisa nesse momento de pandemia, como ele precisa e dessa forma atender sua necessidade.

Você pode encontrar novas linhas de produtos para comercializar, incentivar a venda casada de produtos como forma de aumentar o valor do ticket médio e por aí vai.

O importante aqui é diminuir a perda de receita que vai acontecer inventando novas formas de obter recursos.

7 – Seja mais positivo

Talvez esse seja o maior desafio a ser superado pelos empreendedores de pequenas e médias empresas.

Empreender no Brasil já é um desafio enorme em situações de normalidade. Agora quando o momento é de crise, é uma loucura.

A cada dia uma onda enorme de notícias ruins, desemprego em alta, dólar em alta e pressão sanguínea em alta, estresse e tudo mais.

É bem difícil encontrar o equilíbrio nesse momento, porém, é fundamental manter a esperança em um futuro melhor.

É preciso muita força interior, pensamentos bons e tentar relaxar ao longo do dia.

Se não conseguir se manter equilibrado e os problemas parecerem te derrubar a todo momento, reflita sobre a necessidade de buscar auxilio especializado. Isso lhe fará muito bem!

Enfim, essas são algumas dicas que utilizamos em nosso dia a dia e que consideramos compartilhar com você.

É claro que cada um de nós precisa encontrar o melhor caminho, a melhor forma e ir se ajustando até a fase crítica da pandemia e isolamento social diminuírem.

Contudo, cabe ressaltar que esse momento será um divisor de água em nossa história mundial e impactará profundamente em nosso modelo de empreender, apenas os mais preparados estarão na lista dos negócios que sobrevivem quando tudo passar.

Esteja atento aos sinais e mova-se na direção certa.
Um forte abraço e muita saúde pra você e todos os seus.

 

Alexandre Gasparini (@alexandregasparinim)

 

Ps. Para ver depois: 10 sites de meditação guiada.

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Sobre o Autor

Alexandre Gasparini
Alexandre Gasparini

Consultor especialista em Varejo, formado em Administração de Empresas e Pós Graduado pelo IBMEC em Gestão de Negócios, possui experiência profissional de quase 20 anos no mercado varejista em empresas de alta performance no segmento. Grande expertise em gestão de negócios (Pricing, controladoria, gestão, supply chain, produtos) e sólidos conhecimentos na estruturação de equipes, processos e controles gerenciais.

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