Para identificar as principais dificuldades e oportunidades do seu varejo nada melhor que vivenciar o “chão da loja”. Na matéria abaixo há ótimos exemplos deste tipo de iniciativa.

No Burger King Brasil, até o presidente frita batatas.

São Paulo – Três vezes por ano, o presidente do Burger King no Brasil vai fritar batatas nos restaurantes. Não só ele, todos os funcionários da equipe corporativa, do estagiário ao diretor, passam o dia cuidando da chapa, da montagem de hambúrgueres e do caixa.

A ação, chamada “Gente que Faz”, ocorre de duas a três vezes por ano desde 2014, para envolver as duas frentes de trabalho e levantar sugestões de melhorias no fast food.

A última edição aconteceu no último sábado, dia 14 de maio, e envolveu mais de 220 pessoas, quase toda a equipe corporativa do país. Só não participaram aqueles que estavam de férias e equipes que precisam estar disponíveis 24 horas por dia.

A ação acontece justamente em um sábado, dia de maior movimento e cada participante do programa é acompanhado de um supervisor.

Para Márcia Baena, diretora de gente e gestão da rede, o Burger King não quer ter uma equipe que “trabalhe sempre no ar condicionado e pise no carpete”, mas que de fato conheça o trabalho e as dificuldades do dia a dia no fast food.

“Quando eles vivem o cotidiano do restaurante, percebem que processos que desenhamos aqui no escritório podem não dar tão certo na ponta final”, disse ela – que passou o sábado montando bandejas com lanches.

Como a sede corporativa do Burger King fica em São Paulo, a maioria dos colaboradores foi direcionada a alguma unidade na cidade. Mas a ação também ocorreu no Rio de Janeiro, Sorocaba, Campinas e Salvador, onde há equipes de campo.

Além dessas ações anuais, todos os colaboradores passam dois dias nos restaurantes durante a sua integração, assim que chegam à companhia.

Melhorias

Ao voltar para seu trabalho normal, eles tentam colocar em prática as ideias que tiveram durante o dia. Um exemplo foi em relação à vitrine de brindes dos lanches infantis. A altura foi adaptada para ficar mais baixa, na direção dos olhos das crianças.

Além disso, os funcionários notaram que os clientes tinham dificuldade de distinguir o tamanho das embalagens de batatas fritas.

Por isso, a equipe de marketing mudou a embalagem da batata pequena para um papel mais mole. A batata média ganhou uma embalagem cartonada colorida e a porção grande ganhou uma embalagem branca com um sorriso.

Não está sozinha

A rede Burger King não é a única a realizar ações desse tipo.

A Telefônica Vivo envia gerentes, diretores e até vice-presidentes para as operações de base por dois dias, para diminuir a distância hierárquica e identificar problemas no dia a dia que podem passar despercebidos.

Eles passam por lojas, instalação de internet e até pelo call center como parte do programa Cliente em Foco.

O mesmo aconteceu no restaurante norte-americano Olive Garden. A ideia de fazer com que a diretoria trabalhasse servindo as mesas partiu de um fundo de investimentos, depois que a rede foi alvo de críticas pelo seu atendimento e cardápio.

Fonte: Exame.

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Sobre o Autor

Alexandre Gasparini
Alexandre Gasparini

Consultor especialista em Varejo, formado em Administração de Empresas e Pós Graduado pelo IBMEC em Gestão de Negócios, possui experiência profissional de quase 20 anos no mercado varejista em empresas de alta performance no segmento. Grande expertise em gestão de negócios (Pricing, controladoria, gestão, supply chain, produtos) e sólidos conhecimentos na estruturação de equipes, processos e controles gerenciais.

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