O momento mágico para todo o varejo ocorre nas linhas de frente da empresa. É na guerra diária que o incalculável contingente de bravos vendedores lutam palmo a palmo com a concorrência pela preferência e satisfação do consumidor. É no campo de batalha chamado ponto de venda que os melhores serão condecorados.

A venda de mercadorias é o que de fato faz girar qualquer negócio varejista, porém, é preciso dosar sabiamente o volume de recursos investidos nas demais áreas de apoio, como compras, CSC, TI  e inteligência de negócios, por exemplo. Os valores investidos nestas áreas de apoio têm por objetivo, garantir que a operação de lojas (vendedores) tenha um único foco – converter oportunidades em vendas para a empresa.

Desta forma, atividades de gestão de compras e estoque não devem ser uma preocupação no ponto de venda.

Em uma cadeia de abastecimento, o objetivo geral é a eficiência do processo de ponta a ponta, desta forma é necessário garantir que o produto esteja disponível na loja certa, no tempo certo, no custo adequado, no preço justo, com atendimento impecável e com menor custo operacional possível. Se estas premissas forem garantidas, as chances de sucesso para o negócio aumentam consideravelmente.

Para que o varejista possa ter o máximo de eficiência no processo, ele precisará atender a uma série de requisitos fundamentais para garantir o sucesso no PDV. É possível destacar alguns deles:

  1. Definição de quais produtos que serão comprados;

  2. Quais serão os fornecedores (estabeleça critérios para identificar os melhores parceiros);

  3. Em quais lojas serão ofertados (clusterização);

  4. Logística eficiente (armazenagem, expedição, etc);

  5. Estoque em níveis adequados para atendimento das demandas (sem excessos e rupturas).

É justamente o quinto tópico que merecerá atenção neste artigo – a gestão dos estoques.

Gerir os estoques de uma empresa é extremamente importante e deve despender um esforço considerável das equipes intimamente ligadas à sua gestão. Atividades como planejamento rigoroso de compra, definição de ofertas e mídias, necessitam destaque nas estratégias comerciais.

A falta de mercadorias compromete o potencial de ganho, da mesma forma que seu excesso poderá comprometer o equilíbrio financeiro, tendo em vista que produto parado em estoque é o mesmo que dinheiro escondido no colchão – não rende, não gira e não ajuda a pagar as contas.

Gerenciar estoques é realizar uma boa administração das demandas dos produtos. O ideal é que exista um equilíbrio, priorizando os produtos com maior venda e evitando estocar produtos caros e com baixo giro.

O segredo para a correta gestão de mercadorias está no planejamento das compras:

  • O que comprar?

  • Qual o momento da compra?

  • Qual quantidade de produtos?

  • Qual o prazo de pagamento negociado com o fornecedor?

Para realizar o planejamento de compras de forma adequada, o histórico de informações será fundamental. Avalie o criticamente as compras dos clientes nos últimos anos/meses e as tendências de consumo para cada mercado específico – remar contra a maré poderá ser muito arriscado. Estas avaliações irão auxiliar muito em sua tomada de decisões. ​O objetivo aqui é evitar perdas com a estocagem de materiais que não vendem, depreciação dos estoques, comprometimento financeiro (fluxo de caixa), roubos, quebras,  etc.

É extremamente importante que o estoque seja classificado de acordo com o giro, o varejista deve saber quais produtos apresentam maior giro e quais demoram mais tempo para vender. A falta de um produto de alto giro pode trazer inúmeros problemas para a empresa, entre eles: perda de vendas e abertura de espaço para a concorrência.

Utilize classificações simples, como por exemplo: alto giro, baixo giro, sem giro, em linha, fora de linha, phase out, entre outros, pois, facilitará a gestão e apoiará sensivelmente na identificação das mercadorias estocadas.

Uma importante ferramenta de classificação de estoque é a CURVA ABC, ou regra de Pareto (regra do 80/20). Ela é de relativa facilidade de implementação e pode garantir excelentes resultados para a empresa.

CURVA ABC ou análise de Pareto é um estudo desenvolvido por Joseph Moses Juran (importante consultor da área de qualidade) que identificou em seus estudos que 80% dos problemas são geralmente causados por 20% dos fatores. Já o nome Pareto, é uma homenagemao economista Francês Vilfredo Pareto, que em suas pesquisas observou que 80% da riqueza da Itália estava concentrada nas mãos de 20% da população.

Na gestão de estoques, a CURVA ABC nos permite identificar os produtos mais relevantes ao negócio e segue o mesmo principio de Pareto, desta forma, 20% dos itens mais importantes devem representar 80% dos estoques de uma empresa.

Na prática, o usual é estabelecer a seguinte classificação (figura 1):

  • A: São os 20% de produtos que representam 80% do estoque.

  • B: São os 30% de produtos que representam 15% do estoque.

  • C: São os 50% de produtos que representam 5% do estoque.

Para realizar a classificação dos produtos (Ex. Figura 2), você precisará analisar o histórico de vendas​, por exemplo, ​​do período de 60 ou 90 dias (depende do tipo de negócio/produtos e períodos sazonais). Veja o exemplo abaixo. Os itens destacados em cinza devem ser os focos de sua atenção, pois são os de CURVA A.

Trazendo para o nosso dia a dia, os produtos de CURVA A são os que não podem faltar no negócio. Sabe aquele pão quentinho da padaria? Se não tiver, muitos clientes deixarão de comprar no estabelecimento. É o mesmo caso do famoso sabão em pó das 3 letras, se não estiver na gondola o cliente vai procurar em outro supermercado.

Por fim, a correta gestão comercial (compras e estoque) é uma importante aliada para garantir o sucesso de seu negócio, as ferramentas de classificação e CURVA ABC podem ajudar muito nos objetivos de uma organização – Eficiência em custos que propiciam venda de produtos com melhores preços garantindo agilidade e eficiência no atendimento aos clientes.

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Sobre o Autor

Alexandre Gasparini
Alexandre Gasparini

Consultor especialista em Varejo, formado em Administração de Empresas e Pós Graduado pelo IBMEC em Gestão de Negócios, possui experiência profissional de quase 20 anos no mercado varejista em empresas de alta performance no segmento. Grande expertise em gestão de negócios (Pricing, controladoria, gestão, supply chain, produtos) e sólidos conhecimentos na estruturação de equipes, processos e controles gerenciais.

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