Não se iluda, se sua empresa for de pequeno porte é muito difícil concorrer com Ponto Frio, Casas Bahia ou Magalu na venda de produtos de linha branca, vídeo e outros. Realmente não dá para concorrer com todo mundo!

Infelizmente para você, esses varejistas ditam as regras de preço para a indústria. Sim, eles possuem grande poder de fogo para comprar, e quem compra mais tem mais poder de barganha.
Então, por uma questão de estratégia de sobrevivência, concorrer com essas empresas não será muito saudável para seu resultado de lucratividade.
Querer acompanhar os preços desses players vai te levar diretamente para o prejuízo e muito provavelmente para a falência.
Para evitar que isso aconteça é necessário que você defina quais concorrentes realmente concorrem com sua empresa.
Aqui é importante escolher apenas os mais relevantes para o seu negócio. Você pode definir os limites para isso. Por exemplo:
1️⃣ Limitar os concorrentes a apenas 3 por localidade (bairro, cidade, rua, etc);
2️⃣ Por tamanho de loja;
3️⃣ Por perfil de público;
4️⃣ Por tipo de produto;
5️⃣ Limitar a quantos produtos acompanhar;
Existem várias formas para você definir seus concorrentes, você precisa estabelecer os limites e também testar o melhor cenário para sua empresa.
O ponto mais importante é ter em mente que o lucro é o que vai ajudar a definir suas estratégias de precificação e concorrência.
Leia também:
4 métodos para definir o preço de venda
Margem ou Markup: Qual o melhor?
Sobre o Autor
0 Comentários