Os conceitos de Objetivos e Metas são tão interligados que muitas vezes são tratados como um só, porém, ambos possuem características e funcionalidades bem distintas.

Independente do conceito que cada um de nós possui sobre eles, é importante saber que sem metas e objetivos bem traçados, corremos o risco de não atingirmos nossos sonhos, sejam profissionais ou pessoais.

Mas, qual relação entre sonhos, objetivos e metas?

“Somos feitos da mesma matéria que nossos sonhos.”  (Willian Shakespeare)

Os sonhos (ter uma BMW, uma cobertura de frente para o mar, trabalhar no Google, viajar pelo mundo), nos dão um grande senso de identidade, propósito e até mesmo de significado de vida e em alguns momentos de nossa existência, é o que nos faz acordar pela manhã, se não estivermos apenas no modo automático.

Aí é que entram os conceitos de Objetivos e Metas. O primeiro passo para a realização de um sonho e transformá-lo em objetivo. Desta forma você poderá definir o melhor caminho até chegar lá. Essas definições são fundamentais e muito poderosas e é através delas que vamos planejar nosso futuro ideal. Outro aspecto importante desta definição é a questão da motivação – metas e objetivos ajudam sensivelmente na manutenção de nossa motivação em busca deste futuro tão desejado.

É preciso ter em mente, que somente a clareza dos objetivos que se quer atingir poderá nortear nossos esforços na obtenção dos melhores resultados com as ferramentas que dispomos e identificar outras habilidades necessárias ao longo de nossa trajetória.

Já ficou claro que o objetivo é aquilo que pretendemos conseguir, são nossos desejos, sonhos ou outro nome que você considere relevante.

Já as metas, são o desdobramento deste objetivo em partes menores – são marcos identificáveis e que precisam ser superados para que você atinja um determinado objetivo.

Ex: Um alpinista que deseja subir o Everest, precisa definir vários marcos e passar por vários acampamentos antes de atingir o cume.

Ex: Uma compradora que deseja ser diretora comercial em 5 anos, pode estipular que a sua primeira meta seja a de ser gerente de compras pleno no prazo de 1 ano.

Metas, além de atividades e ações definidas, são pontos de parada para avaliação do desempenho, correção de rumos e de pequenas comemorações em casos positivos.

Lembrando, cada meta bem definida e que for atingida nos levará a um lugar mais próximo de nossos objetivos.

Já falamos sobre objetivos e metas, e vamos explorar uma questão muito importante, a relação existente entre a motivação e objetivos. Para realizarmos o que queremos para nossas vidas e continuarmos focados em busca de nossos sonhos, a motivação é um parceiro fundamental. Em relação aos objetivos, são 5 os pontos geradores de motivação. São eles:

  1. Clareza: um objetivo precisa ser claro, mensurável, atingível e não pode dar margens para interpretações. Se não for claro o suficiente podemos nos perder e desperdiçar toda a motivação inicial. Como se entusiasmar se você não sabe onde quer chegar?

  2. Desafiador: o objetivo precisa nos desafiar. A conquista de objetivos é um forte motivador. Um desafio fácil demais não vai estimular ninguém a superar-se.

  3. Comprometimento: É necessário estarmos muito comprometidos com nossos objetivos, pois, comprometimento e motivação andam juntos e de mãos dadas.

  4. Autoavaliação: De tempos em tempo é necessário avaliar nosso progresso, ajustar rumos, realizar pequenas comemorações se for o caso. Sem este acompanhamento corremos o risco de perder o foco e motivação.

  5. Nível de complexidade: a relação entre o nível de complexidade e motivação varia de pessoa para pessoa. Para uns, quanto mais complexo melhor!

Um bom objetivo contempla estes 5 fatores mencionados acima e por si só já são capazes de gerar motivação, o que culminará em um círculo virtuoso –

o objetivo nos deixa motivado e a motivação nos instiga a superá-lo.

Para uma boa definição de objetivos são necessárias 11 etapas muito importantes e de forma conjunta propiciam maiores possibilidades de atingi-los.

Vamos a eles! Aproveite e pegue papel e caneta para que você possa fazer como  exercício agora mesmo!

1 – Definição do objetivo

A definição do objetivo é fundamental para o atingimento de resultados e precisa ser detalhada. O que você deseja exatamente? Quando? Quem fará parte? Onde vai ocorrer? É realizável? É positivo para você e outros?

2 – Qual evidência do atingimento do objetivo?

Estas evidências podem ser físicas (representação na carteira de trabalho, uma mesa de trabalho com seu nome na plaquinha, um crachá com a função desejada ou empresa, compra de um carro, etc) ou sensoriais (cheiro de carro novo, a brisa em frente ao mar do caribe, etc), de forma que marquem muito bem o atingimento do seu objetivo.

3 – O que você ganha com isto?

Basicamente o que se ganha atingindo seu objetivo. Status, fama, dinheiro, credibilidade, etc.

4 – O que você perde com isto?

Cada escolha uma renúncia. Pode perder horas de sono, tranquilidade, etc.

5 – Quais são os valores e a relevância?

Por que este objetivo é importante para você? Qual conjunto de valores ele preencherá? Neste caso são os valores pessoais, como por exemplo, honestidade, compaixão, desafios, competitividade, etc

6 – Quais recursos são necessários?

São todos os recursos que forem necessários para a sua jornada. Financeiros, habilidades, cursos de atualização/formação, etc.

7 – Quais estratégias?

Para atingir objetivos uma boa estratégia é fundamental. Como fazer? Conhece alguém que já realizou isto? Como conseguiu?

8 – Quais ações?

Basicamente são as ações necessárias para atingir objetivos. Quais as metas que farão que nos aproximemos dos resultados.

9 – Qual a primeira ação?

É hora de colocar a mão na massa. Planejamento sem ação é somente planejamento.

10 – De quem é a responsabilidade?

Quem será o responsável pela entrega do resultado. É fundamental que o dono do objetivo seja 100% responsável por ele e que não dependa de terceiros.

11 –  De quem é o comprometimento?

Comprometimento é fundamental para a concretização dos objetivos. Em uma escala de 0% a 100%, um comprometimento mínimo de 80% começa a ser aceitável.

Para facilitar o entendimento e lembrança, ao falarmos em objetivos e metas, podemos utilizar a expressão SMART.

Não existe uma fórmula mágica para que os sonhos sejam realizados, porém, uma coisa é clara, torna-los um objetivo claramente definido é fundamental para que ele saia do mundo do imaginário e torne-se algo bem real.

Pense no médio prazo, pense também em períodos maiores 10, 20, liste tudo que você quer realizar, seus sonhos mais intensos.

Agora parta para a ação! Priorize, estabeleça metas realistas, desenvolva planos de ação matadores, monitores resultados, realize ajustes necessários, comemore vitórias e realize seus sonhos!!!

Agora que sabe como, VAI LÁ E FAZ!

Tags: | |

Sobre o Autor

Alexandre Gasparini
Alexandre Gasparini

Consultor especialista em Varejo, formado em Administração de Empresas e Pós Graduado pelo IBMEC em Gestão de Negócios, possui experiência profissional de quase 20 anos no mercado varejista em empresas de alta performance no segmento. Grande expertise em gestão de negócios (Pricing, controladoria, gestão, supply chain, produtos) e sólidos conhecimentos na estruturação de equipes, processos e controles gerenciais.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    • Olá Ana,
      Que bom que gostou! Nós do Clube do Comprador esperamos ter te inspirado de alguma forma!!