Fechar as Portas

Se assustou com o número? Pois é, as estimativas de empresas que vão fechar as portas em  2019 estão na faixa de 250.000, um crescimento de 16% em relação a 2018.

O que você está fazendo aí na sua empresa pra não fazer parte dessa sombria estatística?

Quais são os motivos para fechar as portas?

Fechar as portas 2

De acordo com o SEBRAE, mais de 50% da mortalidade das empresas estão na conta da baixa lucratividade causada principalmente pela PRECIFICAÇÃO INCORRETA de produtos e serviços.

Outros estudos apontam que mais de 85% das empresas varejistas apresentam severas dificuldades na hora de precificar e acabam vendendo no prejuízo.

É aquela máxima:

“vendo mas não consigo ver a cor do dinheiro”!

Empresas são como organismos vivos e no geral representam os sonhos de muitas pessoas. Empresários e também funcionários.

Quando uma fecha é uma reação em cadeia, pois, todos são afetados – o empresário, o trabalhador, as famílias, o mercado e por fim o país como um todo.

O que fazer pra não fechar as portas?

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Nem tudo está perdido!

Temos os diagnósticos, sabemos que grande parte da mortalidade de empresas está vinculada aos erros de preço e consequente baixa lucratividade.

Então, o que precisa ser feito?

Primeiro ponto é a capacitação do empreendedor, que no geral é um entusiasta por natureza ou empreende por necessidade.

Planejamento também é fundamental e muitos pulam essa parte importante.

Plano de negócios? Raríssimos utilizam essa ferramenta. Não conhecem por exemplo, o Canvas do SEBRAE. Nele é possível visualizar previamente todos os aspectos de um negócio para validação de sua ideia.

A grosso modo a fase de planejamento é realmente muito importante.

Elegemos alguns pontos que você não pode deixar de considerar na hora de abrir e manter um negócio.

  1. Definição do regime tributário: Procure um contador.
    1. MEI;
    2. Simples;
    3. Lucro real;
    4. Lucro presumido
  2. Clareza sobre os custos
    1. Fixos
    2. Variáveis
  3. Método adequado de precificação
    1. Margem;
    2. Markup;
    3. Concorrência, etc.
  4. Margem de contribuição
    1. Produtos/Serviços
    2. Empresa
  5. Ponto de equilíbrio

Como te ajudamos a manter as portas abertas?

Nós aqui do Clube, preparamos alguns conteúdos pra te ajudar nessa jornada empreendedora.

O primeiro deles é um e-book com os pontos mais importantes relacionados ao negócio e precificação. Você pode baixar aqui:

Preparamos um artigo que ficou bem bacana! Um dos mais completos que você vai encontrar sobre precificação. Você pode ler nesse link:

>> Os 4 métodos para definir preço de vendas <<

Temos alguns vídeos sobre o tema e vou deixar aqui pra você assistir.

1: Faturamento é bem diferente de ter dinheiro no bolso!

2: Margem, Markup e outras formas de precificar.

3: Como aumentar a margem de contribuição – caso prático.



Ps1: Em breve faremos um aula sobre precificação. Se você quiser receber mais informação é só se cadastrar no site.

Ps2: Se essa informação foi valiosa pra você, compartilhe também com algum empreendedor que possa aproveitar essa oportunidade.

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Sobre o Autor

Alexandre Gasparini
Alexandre Gasparini

Consultor especialista em Varejo, formado em Administração de Empresas e Pós Graduado pelo IBMEC em Gestão de Negócios, possui experiência profissional de quase 20 anos no mercado varejista em empresas de alta performance no segmento. Grande expertise em gestão de negócios (Pricing, controladoria, gestão, supply chain, produtos) e sólidos conhecimentos na estruturação de equipes, processos e controles gerenciais.

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