Sua margem de lucro deve ser um dos indicadores que precisam estar no seu radar o tempo todo, pois, ele fornece rapidamente algumas informações sobre seu negócio, como por exemplo: se você está ou não ganhando dinheiro ou se está precificando seus produtos/serviços de forma adequada.

É importante mencionar que a margem de lucro não é algo que apenas precisa ser medido, pelo contrário, você deve atuar para que esse índice melhore constantemente

Para que sua empresa tenha resultados efetivos, as margens de lucro precisam aumentar, pois, seu negócio depende disso.

Um dos primeiros passos em busca de resultados melhores, é identificar o ponto de equilíbrio de seu negócio, ou seja, o mínimo que você deve faturar para não ter lucro e nem prejuízo, porém, isso é apenas o início, é o mínimo a ser feito.

Depois da definição do break even (ponto de equilíbrio), é importante analisar e definir estratégias para fortalecer seus resultados.

Vamos apresentar 5 ações simples que você pode implementar ainda hoje para garantir o aumento de sua lucratividade.

1 – Evite remarcações (conheça seu estoque)

Como Aumentar a Margem de Lucro

As remarcações (markdowns / baixa de preços) são ótimas quando se pretende aumentar o giro de produtos, porém, ela é um dos grandes vilões que afetam diretamente a lucratividade de seu negócio.

Mas, como você pode evitar as remarcações e garantir a lucratividade?

É necessário realizar um gerenciamento efetivo de seu estoque. Aqui o objetivo é entender o que você tem no armazém da empresa, saber o volume financeiro, o giro da mercadoria, as margens de lucro dos produtos e a quantidade de dias de estoque (DDE). 

Com essas informações você poderá tomar melhores decisões sobre as compras e ações de marketing para agilizar as vendas, contudo, você precisará investir em informações sobre o seu estoque.

Uma das principais ferramentas que você pode utilizar é a CURVA ABC DE VENDAS, ela é capaz de fornecer uma visão ampla e rápida de todo seu estoque, bem como a qualidade de suas vendas. 

Assim é possível realizar a gestão adequada, diminuir o volume de descontos e manter o lucro são e salvo.

2 – Reduza Despesas Operacionais

Como Aumentar a Margem de Lucro

Normalmente a primeira ação que vem à mente quando o assunto é aumentar a lucratividade, é o ajuste dos preços dos produtos ou serviços, porém, o empreendedor deveria se preocupar preferencialmente com a eficiência de sua operação comercial.

É o famoso fazer mais com menos!

Aqui você pode lançar mão de várias frentes de trabalho:

  • Adequação do quadro de funcionários;
  • Redução do número de horas extras;
  • Diminuição de despesas com taxi, uber, telefonia, impressões e etc;
  • Otimização do consumo de itens de suprimento (papel, sacolas, canetas);

Quaisquer reduções que você conseguir realizar com essas frentes de atuação trarão resultados imediatos e duradouros.

Outra forma de melhorar a eficiência é atuar fortemente nos processos de seu negócio. Os processos devem ser enxutos e evitar retrabalhos e desperdícios.

Tudo o que for repetitivo e puder ser automatizado por sistemas é uma boa opção.

Veja o artigo: Custo é Como Unha.

3 – Aumente o Valor do Ticket Médio 

Aumentando a Margem de Lucro

Aumentar o valor dos pedidos de seus clientes é uma ótima opção para crescer o lucro de sua empresa.

Pense assim, você já investiu para trazer o cliente até à sua empresa, agora é a hora de usar todo o seu arsenal para tornar a venda mais rentável.

Aqui você pode utilizar ferramentas simples e que estão ao alcance de todo empreendedor. Por exemplo:

  • Expor os produtos mais lucrativos na altura dos olhos do consumidor, isso ajuda no processo de decisão de compra;
  • Incentivar a venda de produtos correlatos e complementares;
  • Criar espaços de checkout para compras por impulso, geralmente produtos com mais lucratividade;

4 – Implemente uma boa Estratégia de Compras

Aumentar a Margem de Lucro

Não importa o que está comprando, seja um produto acabado ou um suprimento de uso contínuo, o seu pensamento deve ser – o quanto isso vai impactar no custo final do produto ou serviço?

É função do comprador garantir que todas as opções sejam abordadas para diminuir o custo de aquisição das mercadorias.

Para que você possa implementar boas práticas de gestão de suas compras, você pode começar por aqui:

  • Realizar orçamentos com fornecedores diferentes para garantir o menor preço de compra;
  • Negociar contratos de distribuição que garantam custos melhores e prazos de pagamentos mais alongados;
  • Garantir descontos para compras de maior valor agregado;
  • Fechar acordos para a diminuição de frete;
  • Investir em sistemas de controle e processos; 

Outro ponto muito importante e que deve fazer parte de sua estratégia de compras, é desenvolver fornecedores, ter opções de escolha é um fator fundamental para seu negócio. 

Quando um fornecedor não puder atender seus pedidos de acordo com sua necessidade, busque rapidamente outros que possam suprir suas demandas.

5 – Aumente Seus Preços

Aumentar a Margem de Lucratividade

Aumentar os preços de venda de seus produtos e serviços vão te proporcionar mais lucratividade em cada venda, porém, grande parte dos empreendedores não se sentem confortáveis em efetuar tal ação.

A maior preocupação aqui é perder vendas para a concorrência, contudo, o seu foco deve ser na sobrevivência do seu negócio através da lucratividade adequada. Deixe um pouco a concorrência de lado.

Preço é assunto bastante sensível e não existe uma regra simples para ser aplicada. É uma questão de estratégia adequada e que precisa ser testada no campo de batalha.

Em muitos casos você precisará testar o preço de um produto para entender a sensibilidade de seus clientes aos preços praticados por você. Enfim, você precisará entender profundamente o seu público alvo.

Lembre-se que o seu objetivo é aumentar a lucratividade. 

Faça testes em alguns produtos, veja o desempenho de vendas e também do lucro. Veja o preço da concorrência para entender qual deve ser o seu posicionamento.

Não acompanhe todas as ofertas. Só se você tiver “bala na agulha”. Evite as Guerras de Preço.

Ofereça uma experiência de compra melhor que seus concorrentes, a maioria dos clientes está disposta a pagar mais por um bom atendimento.

Para te ajudar no processo de precificação, temos um e-book gratuito, um Guia Rápido de Precificação para produtos e serviços (Preço Sem Mistério), clique para baixar!

Veja também o nosso artigo sobre PRICING – o Guia Rápido Para Aumento da Lucratividade.

Concluindo

Aumentar as margens de lucro deve ser uma meta a ser atingida por qualquer empreendedor. 

Na grande maioria dos casos, algumas ações simples podem surtir enorme efeito nos resultados. 

Nesse artigo apresentamos 5 dicas simples para que você aumente a margem de lucro de seu negócio. Em muitos dos casos, sem gastar dinheiro para isso.

É claro que esse assunto não acaba aqui, afinal de contas existem várias formas de aumentar a lucratividade nos negócios.

Que tal você compartilhar conosco quais são as suas principais ações para crescer o seu lucro? Conte aqui nos comentários.

Referências:

PPS (Professional Pricing Society)

SEBRAE

Endeavor

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Sobre o Autor

Alexandre Gasparini
Alexandre Gasparini

Consultor especialista em Varejo, formado em Administração de Empresas e Pós Graduado pelo IBMEC em Gestão de Negócios, possui experiência profissional de quase 20 anos no mercado varejista em empresas de alta performance no segmento. Grande expertise em gestão de negócios (Pricing, controladoria, gestão, supply chain, produtos) e sólidos conhecimentos na estruturação de equipes, processos e controles gerenciais.

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