Margem ou Markup

É muito comum que empresários confundam dois conceitos importantes no momento da formação de preços. Uma das perguntas que mais recebemos aqui no Clube é – Margem ou Markup, qual o melhor método precificação?

Esses dois conceitos ajudam a definir preços e também medir a lucratividade e produtividade nas empresas, porém, se forem mal utilizados podem comprometer os resultados financeiros.

Apesar de demonstrarem a mesma informação, a lucratividade, eles expressam esse número de uma forma bem distinta uma da outra.

É importante que o empreendedor conheça as diferenças de apuração para não comprometer seus resultados no médio e longo prazos.

Faremos uma breve demonstração dos cálculos e você poderá baixar o infográfico que preparamos para que você possa reforçar e fixar o conhecimento.

Formação do Preço de Vendas

Não vamos opinar sobre qual a melhor forma de precificação, pois, esse julgamento depende de muitos fatores, porém, é extremamente importante que o empresário saiba claramente as diferenças entre eles.

Mas, antes de avançar no assunto, é importante que você saiba alguns conceitos que facilitarão o seu entendimento sobre Margem e Markup

Os três elementos básicos para definição de margem e markup:

  • Receita;
  • Custo da Mercadoria;
  • Lucro Bruto;

Receita

É o montante obtido na venda de uma mercadoria/serviço. Ela é extremamente relevante, pois é a primeira linha do resultado operacional.

Custo da Mercadoria

O segundo conceito que você precisa conhecer é o custo de aquisição de um produto/serviço, que em linha gerais, significa o valor desembolsado para aquisição de um produto. 

Lucro Bruto

Já o terceiro elemento é o que sobra da diferença entre a receita obtida na venda menos o custo da mercadoria vendida.

Esses três termos serão suficientes para apoiar você no entendimento das diferenças entre os métodos de margem e markup, então, fique ligado no texto que segue.

Margem x Markup

Calcular a margem e o markup de forma correta vai garantir que você pague as contas e ainda sobre lucro em sua operação, contudo, você vai precisar estar atento aos cálculos. 

Formação do Preço de Vendas

Como calcular por Margem

A margem é obtida quando abatemos do preço de venda o custo da mercadoria. Este resultado será o valor do lucro bruto, ou seja:

Margem = Receita – Custo da Mercadoria.

Esse valor é o total monetário, para ser expresso em percentual, basta dividir esse número pelo valor total da receita.

Imagine que você é o proprietário de uma sapataria e comercializa um determinado sapato por R$200,00. Para esse exemplo, vamos considerar que o custo dessa mercadoria foi R$150,00.

O primeiro passo é você encontrar o valor do lucro bruto, ou seja, a receita menos o valor do custo da mercadoria.

Lucro Bruto = Receita – Custo da Mercadoria
 200,00 – 150,00
 = 50,00

O passo seguinte é encontrar o valor percentual, e para isso, basta dividir o valor do lucro pelo valor da receita, ou seja:

50,00 / 200,00 >> 0,25.

Agora pra finalizar, é só multiplicar por 100 para se obter o valor da margem percentual >> 25%.

Dessa forma podemos afirmar que você fica com 25% do valor da receita total e que 75% do valor foi destinado à aquisição do produto. Por exemplo, para cada real investido, R$0,25 vão para o seu bolso.

Esse número é extremamente relevante para qualquer empresário, pois, com ele fica mais fácil entender as necessidades de faturamento.

Como calcular por Markup

O markup por sua vez, é um fator multiplicador e demonstra o valor agregado ao custo do produto para formar o preço de venda, entretanto não pode ser considerado como lucro.

Assim como no cálculo de margem, o primeiro passo é identificar o lucro da operação. Vamos tomar como exemplo o caso da sapataria.

Lucro Bruto = Receita – Custo da Mercadoria
200,00 – 150,00
 = 50,00

Depois, para você encontrar o valor percentual do markup, basta dividir o Lucro Bruto pelo Custo da Mercadoria.

Markup = Lucro Bruto / Custo da Mercadoria
50,00 / 150,00
 = 0,33

O último passo é expressar esse valor de forma percentual, e para isso, basta multiplicar por 100. Dessa forma o markup será de 33%.

Um markup de 33% significa dizer que o valor do preço de venda é 33% acima do preço do custo da mercadoria, contudo, não se pode afirmar que o a margem de lucro é de 33%.

Por que saber a diferença entre margem e markup é importante?

Conforme você pode observar nos exemplos acima, existem diferenças importantes entre os dois métodos de formação do preço de vendas.

Por exemplo, a margem de lucro calculada com o método de margem é efetiva, por sua vez, para se obter o mesmo lucro tendo como parâmetro o markup, a marcação deve ser maior.

Entender essas particularidades vão apoiar na definição de preços, já que o objetivo aqui, é atingir com mais tranquilidade os resultados de lucratividade.

Porém, desconhecer essas informações podem colocar o seu negócio em risco, pois, você pode vender abaixo das necessidades de lucro ou deixar de vender por estar com preços acima do mercado, o que levaria seu cliente para a concorrência.

Para te ajudar nessa empreitada, elaboramos um infográfico bem resumido e que abrange todas as informações destacadas nesse artigo, agora, basta clicar aqui para se cadastrar e fazer o download gratuito.

Margem ou Markup

Boas vendas e nos vemos em breve!

Alexandre

Ps.: Confira alguns de nossos artigos sobre precificação:

1 – Pricing, o guia rápido para aumento da lucratividade.

2 – 4 Métodos para definir o preço de venda.

Ps.: Consulte também o site do Sebrae.

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Sobre o Autor

Alexandre Gasparini
Alexandre Gasparini

Consultor especialista em Varejo, formado em Administração de Empresas e Pós Graduado pelo IBMEC em Gestão de Negócios, possui experiência profissional de quase 20 anos no mercado varejista em empresas de alta performance no segmento. Grande expertise em gestão de negócios (Pricing, controladoria, gestão, supply chain, produtos) e sólidos conhecimentos na estruturação de equipes, processos e controles gerenciais.

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