Os consumidores estão cada vez mais atentos a este tipo de estratégia e os varejistas que ainda apostam em apresentação de preços que zombam da inteligência do consumidor, só perdem pontos com seu público alvo!
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Se você enxerga mal ou não costuma ler as letrinhas pequenas nos anúncios de propaganda, vai entender por que este post publicado no dia 27 de maio já foi retuitado mais de 2 mil vezes

Ah, o @carrefourbrasil ! Sempre induzindo os clientes ao erro! Parabéns, dessa vez vcs se SUPERARAM!!! pic.twitter.com/

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— Sou uma Diva (@jusantana) May 27, 2017

Não percebeu onde está o erro? Note que o número em destaque é o valor por litro de amaciante: R$ 3,98. O preço da embalagem inteira, que tem 5 litros, está escondido lá no cantinho: R$ 19,90

@Eduardo_PaP @carrefourbrasil Até eu q sou esperta so percebi qd me aproximei pq o cartaz ainda tava la no alto pic.twitter.com/

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— Sou uma Diva (@jusantana) May 27, 2017

A foto foi tirada em um Carrefour de São Vicente, no litoral da São Paulo. Muita gente que já caiu nessas pegadinhas se identificou com a causa, e o post viralizou

@lordenatic @carrefourbrasil pensa as vovózinhas e os miopes… até eu q não sou nem um nem outro fiquei confusa (pq as letras sao mto pequenas, ta bom ai pq dei zoom)

— Sou uma Diva (@jusantana) May 29, 2017

Se a gente realmente pudesse pagar só por um litro da embalagem, tudo faria mais sentido

@jusantana @pedrontl @carrefourbrasil Nossa, eu ia no caixa e falava: “gostaria de levar apenas 1L desse amaciante, obrigado.” (Abria, jogava uma parte fora e pagaria R$ 3,98)

— raul (@Raullopes) May 28, 2017

Quantos clientes devem ter saído da loja achando que conseguiram uma pechincha?
 Teve gente que até gostou de saber o preço por quilo, por litro ou por unidade sem ter que usar a calculadora
O problema foi o tamanho das fontes usadas no anúncio
O povo ficou revoltado não só com o Carrefour, mas com todos os outros mercados que fazem a mesma coisa
E não é só em relação aos preços. A definição dos produtos nos cartazes também
Essas ofertas com “pegadinhas do Mallandro” são comuns faz tempo, e muitos consumidores estão de olho
 A economista Ione Amorim, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, chamou esse tipo de anúncio de “oportunista” e “abusivo”. Acontece que, por lei, os supermercados agora são obrigados a mostrar o preço por unidade de medida, até para ajudar a identificar a maquiagem de produtos nas embalagens ditas “econômicas”, mas que muitas vezes enganam na quantidade. O que foi feito para ajudar o consumidor acabou virando uma brecha para confundi-lo ainda mais. “O consumidor que se sinta lesado tem que denunciar para que isso não continue ocorrendo”, concluiu.
“Essa conduta é uma infração”, confirmou o diretor de fiscalização do Procon-SP, Osmário Vasconcelos. Ele lembrou que existe uma Lei da Precificação, segundo a qual os anúncios devem apresentar informações claras e precisas, de modo que o consumidor entenda imediatamente, sem precisar de óculos ou calculadora. E muitas lojas estão sendo autuadas por causa disso, seja por letrinhas pequenas ou por anunciar o preço da parcela no lugar do valor à vista. As multas podem variar de R$ 614 a R$ 9 milhões, de acordo com o tamanho do estabelecimento e o dano causado ao consumidor.
O Carrefour se pronunciou sobre o caso em uma nota à imprensa: “A rede informa que o episódio configura fato pontual e que prontamente corrigiu a sinalização das ofertas, além de reforçar seus procedimentos nesta loja. A empresa prestou todos os esclarecimentos à cliente e reitera seu respeito com as normas de defesa do consumidor”.

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Sobre o Autor

Alexandre Gasparini
Alexandre Gasparini

Consultor especialista em Varejo, formado em Administração de Empresas e Pós Graduado pelo IBMEC em Gestão de Negócios, possui experiência profissional de quase 20 anos no mercado varejista em empresas de alta performance no segmento. Grande expertise em gestão de negócios (Pricing, controladoria, gestão, supply chain, produtos) e sólidos conhecimentos na estruturação de equipes, processos e controles gerenciais.

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