Se o aumento da lucratividade for seu objetivo, controle é a palavra chave!
Custos, compras, salários… tudo precisa ser acompanhado no detalhe. Agora, se você trabalha com vendas, fique de olho nos descontos comerciais.

Os descontos são ferramentas que podem garantir a competitividade e trazer novos negócios, porém, precisam ser controlados para não afetarem a margem da empresa.
Aquele desconto básico de 10% pode causar um efeito devastador no seu resultado, principalmente se você trabalhar com margens muito justas.
Para controlar o volume de descontos, algumas ações são importantes e foram explicadas nas #dicas 1 e 2 – FAÇA PESQUISA DE PREÇOS e DEFINA SEUS CONCORRENTES.
Essas ações vão ajudar no controle dos números, porém, na rotina do dia a dia sabemos que a guerra é feia! Os clientes possuem várias ferramentas para tomar a decisão de compra – internet, grupos no zap, telegram e etc.
Para esses momentos o time de vendas certamente vai recorrer aos descontos e aproveitar o momento mágico da venda.
É aí que você precisa entrar em ação. Controle!
Como estabelecer metas de descontos para aumentar a lucratividade
Você pode estipular bolsas de descontos – isso mesmo, qual o montante de desconto estará disponível para o time de vendas em um determinado período.
Por exemplo, você pode definir que o volume de descontos para o seu time será de 10 mil reais por mês. Desse total, 5 mil serão destinados para o setor de vídeo.
Com isso definido fica muito mais fácil controlar o resultado de lucratividade geral da empresa.
Você ainda pode definir a bolsa por loja, por vendedor, por dia do mês e por ai vai.
Crie um controle específico para mensurar esse indicador e acompanhe regularmente.
Boas vendas!!
Veja também:
Sobre o Autor
0 Comentários