![comprador de varejo 01](http://clubedocomprador.com.br/wp-content/uploads/2019/04/7-KPIS-de-Comprador-de-Verejo-800230.png)
O ambiente de varejo é um dos mais competitivos para se trabalhar, todas as áreas são extremamente exigidas – principalmente a área comercial (compras) e de operações de lojas (vendas). Nesse mercado a diferença entre sucesso e fracasso é decidida na mesa de compras, aqui o comprador de varejo profissional tem a possibilidade de fazer a real diferença nos resultados da empresa.
Na última década o Varejo Nacional passou por enormes mudanças, foram novas tecnologias, forte crescimento do ecommerce, novos players e também grandes fusões.
Tive a oportunidade de viver bem de perto todas essas mudanças, e vi surgir a maior empresa de varejo do Brasil, após a fusão de dois gigantes do varejo – Ponto Frio e Casas Bahia.
Apesar das diferenças entre as empresas, que até aquele momento eram concorrentes ferozes, ambas dedicavam muita atenção para seus times de compras e de operações.
Naquela época e ainda hoje, além das habilidades de negociação o comprador de varejo precisa entender de negócios profundamente. O seu papel vai além do processo de compra de mercadorias dos fornecedores.
Nesse cenário competitivo, ele precisa entender sobre o comportamento do consumidor, indicadores financeiros, processos logísticos e dominar os KPIS de um comprador de varejo profissional.
Apesar de dominar todos esses ingredientes, o comprador de varejo não pode deixar de ter o “sangue nos olhos” em suas negociações.
Para grandes varejos, informações gerenciais são extremamente relevantes e ajudam a garantir o sucesso nas operações. Porém, os KPIS precisam ser escolhidos com muito cuidado para que efetivamente surtam o efeito esperado.
Vou apresentar o 7 KPIS fundamentais de um comprador de varejo de alto desempenho e é necessário que você tenha em mente, que para cada indicador mencionado no artigo, as comparações são fundamentais.
Praticamente todos os resultados dos indicadores serão comparados com registros históricos e outros formatos.
Comparativos de Ano Vs Ano (YoY – Year Over Year), ano até o acumulado da data (YTD – Year To Date), comparar o mesmo parque de lojas (SSS – Same Store Sales), todas as lojas (TSS – Total Store Sales).
Comparar lojas com mesmo perfil de público (clusterização), desempenho de vendedores, categorias e outras avaliações necessárias.
Com base nessas informações, vamos aos 7 indicadores:
Venda Bruta
![comprador de varejo 02](http://clubedocomprador.com.br/wp-content/uploads/2019/04/7-KPIS-de-Comprador-de-Varejo-VB-800230.png)
São as vendas realizadas por cada loja, aquelas que passam diretamente na boca do caixa.
Esse indicador deriva em um outro, o de venda bruta rebatida, ou simplesmente venda rebatida.
Essa é abatida do rebate financeiro proveniente dos repasses às operadoras de cartão de crédito e débito.
Essa visão é fundamental para se apurar as margens de lucro de forma mais correta no curso da operação.
Caso os resultados não estejam sendo obtidos, o comprador precisa entender os motivos, ir no detalhe da operação, avaliar o desempenho das categorias de seus produtos, vendas por região, por tipo de loja e outros.
Mesmo não sendo responsável pelas vendas diretamente, é importante entender as causas para que possa interferir positivamente nesse resultado.
Margem Percentual
![comprador de varejo 03](http://clubedocomprador.com.br/wp-content/uploads/2019/04/7-KPIS-de-Comprador-de-Varejo-MG-800230.png)
Um dos indicadores mais importantes na gestão de varejo. Ela dita os resultados de lucro de um varejista. Porém, não depende somente do comprador de varejo profissional.
Ele é dividido com a área de operações, tendo em vista que os descontos acontecem no salão de vendas e podem comprometer os lucros de uma operação comercial.
O comprador precisa estar atento a este indicador e fazer ajustes necessários. Caso o volume de descontos seja muito grande, precisa realizar pesquisa de preços na concorrência ou até mesmo melhorar as negociações com os fornecedores.
Outro aspecto importante é fazer ajustes específicos no MIX de MARGEM entre as categorias. Isso pode fazer enorme diferença nos resultados.
Lucro Bruto
![Comprador Profissional 01](http://clubedocomprador.com.br/wp-content/uploads/2019/04/7-KPIS-de-Comprador-de-Varejo-LB-800230.png)
É a forma monetária da Margem percentual e deve ser acompanhado da mesma forma.
Percentual de Descontos Comerciais
![Comprador profissional 02](http://clubedocomprador.com.br/wp-content/uploads/2019/04/7-KPIS-de-Comprador-de-Varejo-DSC-800230.png)
Acompanhar esse KPI é fundamental para os Varejistas. É um indicador compartilhado com a área de vendas (operações) e deve ser gerido com muita atenção.
Os descontos comerciais são fundamentais para o negócio, porém, precisam ser acompanhados para que possam garantir a competitividade nas operações e ao mesmo tempo não afetar o resultado de lucro das empresas.
É bem comum estabelecer “bolsas” de descontos por loja e privilegiar lojas com alto impacto dos concorrentes.
Se o volume de descontos não estiver adequado, ações corretivas precisam ser tomadas rapidamente, tendo em vista os possíveis impactos no resultados.
Prazo Médio de Pagamentos
![Negociador de varejo](http://clubedocomprador.com.br/wp-content/uploads/2019/04/7-KPIS-de-Comprador-de-Varejo-PRZ-800230.png)
Esse é um indicador que depende do Comprador de Varejo profissional, tendo em vista que estão vinculados às negociações entre o comprador e o fornecedor.
Aqui o que vale são prazos mais alongados para que não comprometa o fluxo de caixa da organização.
Vale ressaltar que é importante que este indicador esteja formalizado em contratos comerciais e que periodicamente seja avaliado por áreas de controladoria.
Percentual de Verbas Contratuais
![negociador de varejo](http://clubedocomprador.com.br/wp-content/uploads/2019/04/7-KPIS-de-Comprador-de-Varejo-Verbas-800230.png)
É outro indicador que depende apenas da área de compras. Aqui são tratadas as verbas que no final das contas compõem o resultado da empresa.
É normal sua utilização para mídias e para recomposição de margem comerciais em casos de rebaixas de preço por parte das indústrias e fornecedores.
O volume desse indicador define a qualidade das negociações firmadas e são muito importantes para ambas as empresas – varejistas e indústrias.
Percentual de Devoluções
![Comprador profissional](http://clubedocomprador.com.br/wp-content/uploads/2019/04/7-KPIS-de-Comprador-de-Varejo-Devolucoes-800230.png)
O trabalho de um comprador de varejo profissional vai muito além do processo de compras e venda. É parte importante de seu trabalho garantir a qualidade dos produtos adquiridos no ponto de venda.
Acompanhar o indicador de devolução e retorno para garantia é fundamental para garantir a satisfação do consumidor final.
É outro aspecto que precisa estar muito bem definido nos contratos comerciais (Gestão de Contratos) de fornecimento. Pois, lá estarão definidos as formas como o fornecedor vai ressarcir possíveis perdas da empresa.
E esses foram os 7 KPIS fundamentais de um comprador de varejo de alto desempenho e esse artigo não tem a finalidade de esgotar o assunto sobre os principais KPIS.
Cada empresa possui uma necessidade e é importante que essas demandas sejam acompanhadas por um painel de indicadores que apoiem nas decisões, e consequentemente atingimento dos resultados definidos.
Claramente um comprador de varejo de alto desempenho fará total diferença dos resultados corporativos.
É extremamente que ele esteja atendo às mudanças do mercado e que esteja disposto a se qualificar sempre que necessário.
Pensando nisso, tenho duas sugestões de cursos/treinamentos para esse profissional.
O primeiro é sobre a Curva ABC de vendas, que é fundamental para qualquer profissional de varejo. O link você encontra aqui.
O segundo é um treinamento sobre Excel e nele você sairá do Básico ao Avançado em 5 semanas. Excel é fundamental para qualquer atividade e certamente fará a diferença para um comprador de varejo de alto desempenho. Você encontra o curso aqui.
Ótimos negócios e até o próximo artigo!
Inspirações: IBEVAR, Administradores,
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