Um dos fatores da baixa produtividade é a falta de clareza da estratégia do Negócio. Este cenário pode ser combatido com definição de objetivos, foco, planejamento e ação.


Produtividade do varejo de pequeno porte é baixa

As micro e pequenas empresas de comércio no país apresentam níveis de produtividade bem inferiores à média do varejo brasileiro e esse é um dos motivos que dificultam o desenvolvimento dessas companhias no longo prazo. Em média, as micro e pequenas empresas de varejo têm uma produtividade 49,3% inferior à média do setor, considerando como produtividade a geração de receita operacional líquida por funcionário contratado.

Os dados fazem parte de um estudo realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base na Pesquisa Anual do Comércio, divulgada em agosto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A entidade analisou dados do varejo e do atacado no Brasil, divididos entre grandes empresas (com 20 ou mais empregados) e micro e pequenas empresas (companhias com até 19 funcionários).

Existem no país 1,65 milhão de empresas de atacado e varejo. Desse total, 96,3% são micro e pequenas empresas. Juntas, elas empregam 5,72 milhões de pessoas e geram uma receita de R$ 808,4 bilhões. As grandes empresas somam 60,8 mil; juntas, empregam 4,98 milhões de pessoas e geram receita de R$ 2,18 trilhões.

Em média, as micro e pequenas varejistas geram uma receita por funcionário de R$ 141.292,00 por ano, enquanto as grandes varejistas obtêm R$ 437.085,00. No micro e pequeno varejo, os custos com salários equivalem a 10,6% da receita gerada pelas empresas, enquanto no grande varejo, o custo da folha é de 7% da receita.

De acordo com o cálculo da FecomercioSP, a produtividade no pequeno e micro varejo é 49,3% inferior à média do setor. No atacado, a micro e pequena empresa tem produtividade 48,6% mais baixa que a média das atacadistas. No comércio varejista, as micro e pequenas empresas têm produtividade 39,9% abaixo da média.

“As micro e pequenas empresas enfrentam uma série de dificuldades que as impedem de crescer”, afirma Kelly Carvalho, assessora econômica da FecomercioSP. Ela cita como fatores que desfavorecem essas companhias as dificuldades de acesso a crédito para capital de giro, para participar de licitações públicas, para contratar profissionais com boa qualificação, entre outras.

De acordo com a assessora econômica, fatores como esses fazem com que, atualmente, 50% das micro e pequenas empresas de varejo fechem as portas com até cinco anos de operação.

Para reduzir essas diferenças de desempenho, a FecomercioSP sugere às micro e pequenas empresas buscar treinar melhor seus funcionários e fazer um melhor planejamento do seu negócio. A entidade também defende a aprovação de novas regras do Simples Nacional (projeto de lei complementar 125/2015), que prevê a redução de faixas de faturamento bruto anual e estabelecimento de alíquotas progressivas de tributação.

A entidade defende ainda a simplificação dos processos de abertura e fechamento de empresas, a criação de programas de compras governamentais com licitações exclusivas para companhias de menor porte. “As micro e pequenas empresas são grandes geradoras de emprego no país. É necessário adotar medidas políticas para que essas companhias possam crescer no mercado”, afirmou Kelly. As pequenas e médias empresas de comércio no país respondem por 53,5% dos empregos e por 27,1% da receita do segmento.

Fonte: O Negócio do Varejo

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Sobre o Autor

Alexandre Gasparini
Alexandre Gasparini

Consultor especialista em Varejo, formado em Administração de Empresas e Pós Graduado pelo IBMEC em Gestão de Negócios, possui experiência profissional de quase 20 anos no mercado varejista em empresas de alta performance no segmento. Grande expertise em gestão de negócios (Pricing, controladoria, gestão, supply chain, produtos) e sólidos conhecimentos na estruturação de equipes, processos e controles gerenciais.

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