A presença online do varejista tradicional é um caminho inevitável e sem volta. Será difícil, se não impossível, sobreviver realizando negócios apenas no mundo offline do varejo. Seja você um grande ou pequeno varejista, trabalhando com robustas plataformas próprias ou tendo presença virtual através de marketplaces, você está numa avenida de mão única que te leva diretamente ao consumidor e a todos as suas necessidades de consumo e dispositivos.

O Carrefour anunciou que começará a operar no formato online no Brasil, inclusive, em um segundo momento, para o segmento alimentício. Grande player, grande notícia.

CARREFOUR COMEÇA A OPERAR E-COMMERCE NO BRASIL

Após alguns anos de espera, Grupo lança a estratégia digital em solo nacional e garante que oferecerá uma experiência omnicanal aos clientes

Foto: Laura Navajas

O Grupo Carrefour Brasil reuniu a imprensa hoje (26) para anunciar que começará as atividades do seu e-commerce no País. A varejista irá oferecer, em um primeiro momento, 12 categorias de produtos divididas nos universos Casa & Família e Eletrônicos.

Os produtos estao inseridos nas categorias Casa & Decoracao, Tech & Eletrônicos, Saude & Bem-estar e Infantil. Ou seja, neste primeiro momento o site não comercializará alimentos, que serão inseridos nas próximas etapas de expansão do negócio. Já no final de 2016, a rede promete abranger as categorias de Auto & Ferramenta, Cultura & Lazer, Moda e Petshop, por meio de sua operação marketplace. Os alimentos devem ser integrados as operações em 2017.

Também para as próximas etapas da expansão está previsto ampliar o atendimento para todo o país. Por enquanto, o e-commerce atenderá apenas a região sudeste. A novidade começa com uma gama de 30 mil itens e pretende chegar a 200 mil, até o final do ano, com a implantação do modelo de marketplace. O número de Sellers também não foi revelado. “Vamos apostar em um modelo com uma operação slim, mais enxuta. Isso nos dará a vantagem de estudar o negócio e ir ampliando conforme a demanda”, destaca Francisco Donato, diretor do Carrefour.com.

A implantação por etapas ocorre quase quatro anos após a rede ter desistido do e-commerce no Brasil. “Naquela época, faltava uma equipe mais especializada, a tecnologia adequada e maior controle das operações. Desta vez, investimos para que isso fosse solucionado”, aponta Charles Desmartis, CEO do Grupo Carrefour Brasil.

Com o anúncio, a companhia reforça a ideia de estratégia omnicanal: a plataforma seguirá o modelo que já foi implantado em outros países e a empresa promete que fará total integração com a loja física. Progressivamente, os consumidores que estiverem no ponto de venda poderão acessar o estoque do e-commerce e, no futuro, poderão realizar retiradas, trocas, devoluções e suporte técnico da loja virtual diretamente no hipermercado.

Foco no consumidor

O e-commerce do Carrefour não começa com novidades arrasadoras, promoções diferenciadas, volume de produtos, enfim, nada impactante. Mas, segundo os executivos, o diferencial está em ter o cliente como foco do negócio efetivamente. “Nossa proposta foco principal é estreitar nosso relacionamento com o consumidor. Oferecer para ele mais um canal e, futuramente, integrar este canal com os outros”, diz Donato.

Ele aponta que, antes de mais nada, o maior diferencial do site está em uma navegação mais fácil. “O cliente não tem tempo a perder, ele quer experiências simples e rápidas”, afirma o diretor do Carrefour.com. Ele promete que o formato do site será completamente inovador e, para o futuro, garante ainda que os consumidores terão fluidez e velocidade entre os canais, vivenciando uma experiência de compra completa.

Formatos de loja

O e-commerce era o único formato de loja que faltava nas operações brasileiras do Carrefour. Agora, o país é o primeiro do mundo a ter todos os formatos de negócios. “O Brasil é a segunda maior operação do grupo no mundo. Agora teremos uma oferta completa para as famílias. Investimos em soluções tecnológicas e, acima de tudo, reunimos uma equipe forte de especialistas em e-commerce para oferecer a melhor solução, além de integrar melhor todos os canais”, afirma Charles Desmartis, CEO do Grupo Carrefour Brasil.

A rede não informou os valores investidos na implantação do e-commerce, mas Desmartis garante que foram bastante calculados e aplicados, especialmente, em TI. Além disso, o executivo afirma que a rede continuará apostando no país, apesar da situação econômica complicada. “Nós investimos em lojas físicas, também. E nosso ticket médio subiu, porque o consumidor responde aos nossos investimentos. Assim, vamos continuar nessa linha”, garante.

Fonte: http://portalnovarejo.com.br/2016/07/26/carrefour-comeca-operar-e-commerce-no-brasil/

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Sobre o Autor

Alexandre Gasparini
Alexandre Gasparini

Consultor especialista em Varejo, formado em Administração de Empresas e Pós Graduado pelo IBMEC em Gestão de Negócios, possui experiência profissional de quase 20 anos no mercado varejista em empresas de alta performance no segmento. Grande expertise em gestão de negócios (Pricing, controladoria, gestão, supply chain, produtos) e sólidos conhecimentos na estruturação de equipes, processos e controles gerenciais.

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