Um sniper é um profissional que não pode errar jamais. Em suas mãos está o destino de uma pessoa, de um grupo e muitas vezes de um time inteiro. Esse profissional é escolhido através dos mais rigorosos padrões de qualidade e treinado à exaustão para que seu resultado seja único, preciso e sem efeitos colaterais. Assim deve ser o perfil do comprador estratégico.

Uma das atividades mais relevantes para diversos segmentos empresariais é o processo de compra de materiais.

As compras podem ser produtos acabados, matérias primas, produto para consumo próprio e também para revenda. Porém, esse processo não poder ser visto apenas como o ato de comprar alguma coisa.

A compra propriamente dita pode ser realizada por qualquer profissional das diversas áreas de uma empresa, como por exemplo, supply chain, TI, área de operações e por aí vai.

Normalmente se estabelece um processo mínimo, onde o objetivo é acompanhar o fator custo, prazos de entrega e o material comprado.

Já em empresas de maior porte e que atuam em cenários muito competitivos, faz-se necessário a utilização de processos mais robustos e com o uso da figura do comprador profissional, o comprador estratégico.

Esse comprador, além da função de compra da mercadoria em si, possui outras demandas que lhe conferem uma grande importância e relevância nas organizações mais modernas.

Esse profissional deve ter em seu arsenal competitivo uma série de habilidades e competências para que possa exercer sua atividade de forma mais estratégica e com eficiência garantida.

Nem sempre essas habilidades são inatas, é muito mais comum que o comprador as desenvolva à medida que avance na carreira.

Mas, quais os objetivos de um comprador estratégico?

O grande objetivo de um comprador estratégico, sempre vai ser a lucratividade da empresa, afinal de contas, o fluxo financeiro movimentado por um departamento de compras normalmente é enorme e erros aqui, podem ser desastrosos. Contudo, outros objetivos devem ser perseguidos:

  • Escolher os melhores fornecedores para a empresa: nesse ponto deve-se pensar na relação custo, qualidade e benefício.
  • Acompanhar e fazer efetivamente o follow up de todas as negociações, desde os primeiros contatos com o fornecedor até a gestão de possíveis reclamações dos consumidores finais.

O que compra?

Um comprador estratégico é responsável pelas mais variadas aquisições de produtos e vai variar de acordo com o segmento de atuação:

Ex:

Varejo de moda: é responsável pela aquisição de tecidos, aviamentos e produtos acabados, provenientes de negociações com fornecedores nacionais e internacionais também.

Quais as competências esperadas?

Um bom comprador estratégico deve reunir um conjunto de habilidades variadas e multidisciplinares, contudo, atualmente é muito valorizada a questão das habilidades comportamentais e de relacionamento.

Vamos listar abaixo algumas das competências mais relevantes na carreira de um comprador.

Negociação:

Um bom comprador precisa ser um exímio negociador, deve sempre buscar o SIM em suas negociações e este deve ser favorável para a sua organização, porém, deve estabelecer relações de ganha ganha com fornecedores.

Ao participar de uma mesa de negociação, ele deve estar munido de todas as informações relevantes do fornecedor, faturamento, qualidade nas entregas, prazo de pagamento, etc.

O objetivo aqui é persuadir o fornecedor com informações relevantes, precisas e que possam ajudar no fechamento de negócios vantajosos.

Organização:

Dependendo da área de atuação, o volume de tarefas diárias será enorme. Em supermercados, por exemplo, é muito comum que compradores recebam um número muito grande de fornecedores para negociar e fechar pedidos. Então, dessa forma, ele precisa ter uma rotina de organização muito forte para garantir as negociações, emissão de pedidos, follow-up e por aí vai.

É importante que o comprador estratégico saiba delegar tarefas importantes, dessa forma ele pode crescer muito mais rápido.

Capacidade analítica:

Uma das competências mais fundamentais. O comprador estratégico deve ser capaz de analisar números, identificar tendências de consumo, realizar projeções com base em resultados históricos e tomar decisões de forma mais racional e lógica possível.

Relacionamento interpessoal:

Essa competência faz parte do que chamamos soft skills, e são fundamentais para o bom desempenho de um comprador estratégico. É fato, que compradores que possuem essa qualidade muito bem desenvolvida, podem superar algumas ineficiências em seu perfil.

Esse relacionamento é capaz de facilitar sua vida dentro da empresa e também fora dela.

Senso de urgência:

Algumas empresas dependem fortemente do desempenho de sua área de compras. Se faltar algum produto no tempo necessário, isso poderá comprometer totalmente a produção de uma determinada área.

Imagine se faltar os parafusos e porcas para fixação das rodas de um carro em uma linha de produção? Inimaginável, não é?

Boa comunicação:

Uma habilidade indispensável! A comunicação de um comprador deve ser muito clara. Em suas negociações ele representa toda a organização.

Deve saber interpretar demandas, convertê-las em propostas e negociar de acordo com os parâmetros definidos pela organização.

Enfim, o comprador estratégico não faz apenas compras, ele precisa conhecer profundamente o negócio e suas regras, fazer cotações, analisar propostas, classificar fornecedores, acompanhar todo o processo de compra e entrega das mercadorias.

Definimos acima apenas algumas das habilidades que consideramos importantes, certamente existem outras de igual importância.

Cabe aqui uma informação relevante e que também já foi mencionada acima – essas habilidades não são inatas. Como são habilidades, podem ser desenvolvidas em cada um de nós.

Desafios da profissão

Dois dos grandes desafios dessa profissão estão relacionados ao universo da informação. O comprador estratégico precisa estar em constante evolução e a capacitação será exigida, sejam em habilidades comportamentais e também nas que se referem ao aprendizado de algum software, por exemplo.

Outro desafio importante está em relação à utilização de novas tecnologias, não só as que temos acesso no dia a dia, como celular, internet, redes sociais, mas também aquelas que automatizam as tarefas de compras, sistemas de monitoramento de estoques, automatização de vendas e mais recente e que já é uma realidade a inteligência artificial.

Evolução de carreira

É muito comum a carreira ser dividida em 3 níveis – júnior, pleno e sênior com suas respectivas faixas salariais.

Os próximos passos seriam coordenadoria e gerencia de compras. Caso você tenha interesse em saber sobre as faixas salariais, você poderá consultar no site lovemondays.

Concluindo

Por fim, a carreira de um comprador estratégico é bastante dinâmica e também bastante desafiadora, pois, vai exigir muita dedicação e disciplina do profissional.

É claro que grandes esforços podem trazer ótimos benefícios salariais.

Se você gosta de uma carreira como essa, seja um comprador profissional!

Fontes:

Administradores | Endeavor | LoveMondays | Vagas.Com | AG |

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Sobre o Autor

Alexandre Gasparini
Alexandre Gasparini

Consultor especialista em Varejo, formado em Administração de Empresas e Pós Graduado pelo IBMEC em Gestão de Negócios, possui experiência profissional de quase 20 anos no mercado varejista em empresas de alta performance no segmento. Grande expertise em gestão de negócios (Pricing, controladoria, gestão, supply chain, produtos) e sólidos conhecimentos na estruturação de equipes, processos e controles gerenciais.

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